Modafinil pode melhorar a depressão?

Modafinil, é um medicamento criado originalmente para o tratamento da narcolepsia (quando se tem ataques intensos de sono durante as horas normais do dia) e da sobrecarga de quem trabalha em turnos de revezamento, como médicos e seguranças. Ele, no entanto, tem demonstrado potencial para o tratamento da depressão e de outros distúrbios do humor.

A depressão é uma patologia psiquiátrica comum, ela afeta milhões de pessoas ao redor do mundo e, infelizmente, as previsões são de que apenas aumentem os casos. Embora haja uma ampla gama de tratamentos disponíveis, indo desde a terapia até antidepressivos, muitas pessoas não respondem de forma adequada a eles, ora porque não funcionam, ora porque provocam efeitos colaterais mais expressivos.

Pesquisas recentes indicam que modafinil possa ter efeitos antidepressivos, principalmente àqueles pacientes que não tiveram êxito nos tratamentos tradicionais. Um estudo publicado no Journal of Clinical Psychopharmacology revelou que modafinil reduziu e em muito os sintomas da depressão em pacientes com distúrbio bipolar os quais não responderam bem a outros tratamentos.

Além disso, modafinil, como foi originalmente projetado, mitiga os sintomas de sonolência e cansaço, males esses comuns a indivíduos com depressão. Essa ingestão de energia e daquele ânimo em levantar-se e fazer acontecer pode levar a uma melhora de humor e, de forma geral, da qualidade de vida.

top

Provigil Generic

top

Modafinil

top

Waklert (Armodafinil)

Outro benefício possível de modafinil no tratamento de distúrbios de humor é o aumento da capacidade cognitiva. Pessoas com depressão com frequência sofrem dificuldades cognitivas, como déficit de atenção, perda de memória e incapacidade de planejamento ordenado ou de longo prazo. Modanifil já teve sua eficácia comprovada no aumento da capacidade cognitiva de indivíduos saudáveis, e estudos sugerem que o mesmo se dê com aqueles que sofrem de depressão.

Entretanto, é importante destacar que modafinil não é o medicamento principal para o tratamento da depressão ou de outros distúrbios de humor. Ele somente deve ser utilizado sob prescrição médica e de forma complementar a outros tratamentos. Além disso, modafinil também provoca seus efeitos colaterais, tais quais dores de cabeça, enjoo e insônia. Ele também pode não interagir tão bem com outras substâncias.

Em suma, modafinil promete ser um bom tratamento para depressão e distúrbios afins, pois tem demonstrado bons resultados contra a depressão, o cansaço e o desgaste cognitivo, isso em alguns indivíduos. Contudo, uma quantidade maior de estudos é necessária, e ele somente deve ser utilizado sob a orientação de um profissional de saúde.

Artigos Relacionados

Produto Relacionado

top

Modafinil

top

Provigil Generic

top

Modvigil

top

Waklert

top

Modalert

top

Vilafinil