Uma Breve História Sobre o Modafinil

Modafinil é uma substância que provoca um estado de alerta. Ela foi aprovada pela Anvisa dos Estados Unidos em 1998. Entretanto, seu desenvolvimento e uso aconteciam décadas antes disso, e a história de modafinil é algo bem interessante..

Modafinil veio à luz pela primeira vez na década de 70, graças ao químico francês Michel Jouvet e sua equipe da Lafon Laboratories. Sua pesquisa inicial visava um medicamento que tratasse a narcolepsia, um distúrbio do sono que provoca sonolência excessiva e desmaios de sono. Jouvet e seus colegas tinham um interesse especial num grupo de compostos chamados benzhydrylsulfinyls, os quais demonstraram imenso sucesso em manter acordado os animais.

Após vários anos de estudo, Jouvet e sua equipe criaram um composto chamado adrafinil, que demonstrou manter alerta os animais. Adrafinil logo foi aprovado na França como tratamento para narcolepsia e outros distúrbios do sono, e não demorou para se tornar um estimulante cognitivo popular entre alunos e trabalhadores de alta demanda.

top

Provigil Generic

top

Modafinil

top

Waklert (Armodafinil)

Na década de 1980, os membros do Lafon Laboratories começaram a trabalhar num novo composto para substituir o adrafinil. Eles criaram o modafinil, uma substância ainda mais potente e refinada. Modafinil se provou um medicamento mais forte e seguro que adrafinil, e, tão rápido quanto este, tornou-se um tratamento reconhecido contra narcolepsia e outros distúrbios do sono.

Modafinil foi então aprovado pela Anvisa americana para o tratamento da narcolepsia, síndrome de apneia/hipopneia e outros distúrbios do sono. Contudo, viu-se que modafinil possui um efeito extra, um benefício a mais - ele atua também como estimulante cognitivo ou “droga inteligente”, aumentando a concentração, a produtividade e a capacidade cognitiva.

No início dos anos 2000, modafinil se tornou popular entre estudantes e trabalhadores, principalmente no setor de tecnologia, onde longos turnos de trabalho e concentração intensa são necessários. Modafinil também foi utilizado por militares em operações difíceis.

Hoje, modafinil continua um remédio popular para se manter acordado, alerta, com milhões de receitas liberadas todo ano. Também está disponível em várias opções de genéricos e serve também como estimulante cognitivo.

Em suma, modafinil tem uma longa e interessante história, que começou com a descoberta de adrafinil nos anos de 1970. Ele se tornou um medicamento popular e uma substância tão famosa quanto, com um amplo leque de utilidades. Ainda que modafinil tenha sido estudado exaustivamente, seu verdadeiro potencial ainda está por se descobrir, e várias pesquisas continuam a verificar seus benefícios e riscos.

Artigos Relacionados

Produto Relacionado

top

Vilafinil

top

Modafinil

top

Waklert

top

Modafinil

top

Modvigil

top

Modalert